É comum ouvirmos histórias de gestantes que têm receio em praticar exercícios físicos durante a gravidez. Porém, os exercícios praticados na hidroginástica, ajudam a controlar o ganho de peso, a ansiedade, não prejudicam os joelhos, melhoram o sistema cardiovascular, sendo benéficos para a mamãe e bebê.
A prática da hidroginástica pode ser no início da gravidez desde que seja recomendada pelo médico e acompanhada por um profissional de educação física capacitado, respeitando as limitações e individualidade de cada mamãe.
Além disso, a hidroginástica pode ajudar na prevenção da diabetes gestacional e até auxiliar no trabalho de parto! Isso porque o assoalho pélvico é fortalecido, os inchaços diminuem e a dor nas costas é amenizada, reduzindo o risco de pré-eclâmpsia.
No período da gravidez, uma gama imensa de alterações hormonais e existenciais se revela mesmo para a pessoa mais preparada para tal missão, neste sentido os cuidados não só com o corpo devem ser observados, o psicológico deve estar fortalecido e em constante influência positiva. A rede de apoio é a principal ferramenta para uma gravidez e puerpério um pouco mais tranquilos, bem como as práticas relaxantes e que proporcionem a liberação dos hormônios da felicidade. A hidroginástica é capaz de promover parte de todos esses itens indispensáveis, o clima das aulas é positivo, a música traz bem estar, a socialização com pessoas que passam pelo mesmo momento e a troca de uma maneira geral é benéfica, validando os esforços e sentimentos das mamães, que acabam resultando em uma auto estima mais elevada. Ao atentar o olhar para tudo isso, a hidroginástica é uma prática que auxilia na prevenção da Depressão Pós Parto.
Aqui no Tubarão Espaço Aquático temos profissionais capacitados, com experiência em ministrar aulas de hidroginástica para gestantes oferecendo conforto e segurança para a mamãe e o bebê!